quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Nightchildren -Retomando suas atividades em grande estilo


Fala galera que acompanha O Portal Death Mask e suas matérias sobre o Underground brasileiro! Hoje venho trazer uma banda que esteve na história da cena carioca e que após um longo hiato, retorna aos palcos com toda a garra. Vamos conversar com a NightchildreN (clique aqui para ver a página da banda).

Olá banda, espero que curtam nosso papo e sem mais demora, vamos ao que interessa!



OPDM – Mônica, sabemos que a NightchildreN nasceu em 2003. Conta pra nós um pouquinho dessa história, quem deu a ideia do início desse projeto?

Mônica: A ideia inicial partiu de mim e do Paulo, queríamos fazer uma banda que tivesse elementos sombrios, melancólicos e pesado. E que neste projeto pudéssemos expressar nossos sentimentos e influências musicais. Corremos atrás de integrantes para fazerem parte da banda. Paulo e eu já tínhamos muitas coisas compostas e então passamos o som pra o restante dos músicos, entramos no estúdio e ensaiamos durante uns 7 ou 8 meses direto e daí partimos para a cena e fizemos centenas de shows no circuito underground.




OPDM – Paulo, é possível perceber de maneira muito clara as influências na musicalidade da Nightchildren. Ali passeiam o Gothic, o Doom e o Black Metal, porém ainda existem elementos de outros estilos dentro das suas composições. Como vocês se intitulam? Se um fã perguntar hoje qual o estilo da NightchildreN, qual seria a resposta correta?

Paulo: Na verdade um estilo pré-definido não existe na banda e eu sempre deixei isso bem claro para todos...temos realmente influências de tudo isso que você citou, porem nunca me preocupei em assumir um rótulo especifico. Sempre me preocupei em fazer a música que vinha em minha mente, e como eu ouço inúmeros estilo de Rock entre outros estilo de música fica muito difícil de fazer algo único. Tenho uma bagagem musical muito vasta e se sentir que devo incluir qualquer "estilo' nas músicas e se ficar bom e agradar primeiramente a nós mesmos da banda com certeza farei sem nenhuma preocupação.

OPDM – André, para vocês, como é levantar a bandeira da música autoral no Brasil?

André: Trabalhoso, mas ao mesmo tempo recompensador fazer o som que se acredita, não se importando com modismos e padrões!!!

OPDM – Mônica, a Nightchildren tem dois vocais, assim como a maioria das bandas de Gothic Metal dos anos 90 em diante, influenciadas pelo Theatre of Tragedy e seu Metal “A Bela e a Fera”, que era o termo dado a quem utilizava o recurso dos vocais líricos femininos e guturais masculinos. Essa leva de bandas dos anos 90 influenciaram vocês? Vocês se espelham em alguma banda ou vocalista?

Mônica: Sim, com certeza. As bandas que mais me inspiraram e me inspiram foram o Theatre of Tragedy, Lacrimosa, The Gathering e Tristania. Sempre me atraiu a singularidade vocal destas vocalistas. Eu procuro alcançar a minha própria singularidade vocal, minha própria personalidade, ao invés de tentar imitar qualquer uma. Quando escutamos a Liv Cristine, a Anneke, a Dolores(Cranberries) e a Anne Nurmi, sabemos de cara quem são, pois é único. É isso que almejo conseguir. No entanto, as influências da banda não vieram apenas de bandas com dois vocalistas, nos inspiramos também em Opera IX, My Dying Bride...

OPDM – Paulo, como funciona o processo de produção da banda? Normalmente de quem são as ideias para as composições?

Paulo: A maioria das letras eu escrevo junto com a Mônica, nós sempre mostramos partes de nossas ideias a agimos em comum acordo, mas sempre respeitando o espaço de cada um...as música na maioria são compostas por mim e as melodias são feitas pela Mônica, tendo música e melodias semi-prontas, passamos para o restante da banda e eles opinam e entram com a parte e influências pessoais de cada um, existindo sempre respeito e espaço para cada um expor suas ideias e arranjos.



OPDM –Todos:  Todas as bandas tem fatos inusitados que acontecem de forma inesperada... A NightchildreN tem alguma história bizarra de show, ensaio, etc.? Contem para nós.

Paulo: kkkk Temos centenas de histórias bizarras e loucas...mas a maioria tenho que deixar em OFF. Mas um fato que a gente achava legal era que sempre que a gente fazia shows chegava alguém perto de nós e falava que tinha algo "estranho" quando a gente estava no palco, algo tipo, as coisas no ar ficavam muito cinzentas e carregadas, algo estranho e sombrio. Este relato quase sempre era contado por pessoas diferentes e em locais diferentes...e nós mesmos não sabíamos o que seria... talvez porque nosso CD tenha várias passagens subliminares... mas isso é outro papo.

OPDM – Mônica, quais são os planos futuros da banda?

Mônica: No momento estamos compondo músicas novas, pois queremos gravar um CD prensado para divulgação do trabalho. Também estamos preparando um vídeo clipe e fotos oficiais para divulgação. Aguardem pois uma grande surpresa está por vir, iremos mesclar algo muito inusitado em nossas novas músicas!

OPDM – André, você é o membro mais recente da banda e após a sua entrada, os convites para eventos com certeza devem estar surgindo com mais frequência. Como contratar a banda para shows?

André: Está a maior correria, mas é bom, pois só se melhora de apresentação em apresentação. Pra contratar shows, é só falar com o Paulo, e aí ele manda as coordenadas! rsrs



OPDM – Considerações finais.


Paulo: Quero em nome de todos da NTCN agradecer ao blog O Portal Death Mask pela força e apoio e a todos os amantes fiéis do verdadeiro underground, E Àqueles que fazem deste estilo suas vidas e que nunca desistam de seus verdadeiros objetivos e acreditem em si próprios. Nada e nem ninguém podem dizer do que vocês são ou não capazes de fazer!!!! METAL RULES!!!


A galera que quiser conhecer melhor o trabalho dessa ótima banda, pode acessar os links abaixo:


Nightchildren é:
Paulo Gitano Grego
Mônica Viollet
André Noisecolla

Ficamos por aqui com esse som da NightchildreN, curtam bastante e até a próxima semana com muito Metal \,,/







Nenhum comentário:

Postar um comentário